A diferença entre lucro e liquidez

Celebrar o 500 mil euros em faturação é com certeza um momento de orgulho, especialmente considerando que apenas uma fração das empresas atinge tal patamar.

Contudo é preciso analisar a realidade financeira e garantir que o saldo bancário reflete o lucro esperado. É preciso ter em conta a distinção entre lucro e liquidez efetiva.

A principal causa de problemas costuma ser o prazo de pagamento de faturas (métrica PMR – prazo médio de recebimentos). Se estiver a receber faturas a 60-90 dias será difícil gerir o fluxo de caixa operacional, financeiro e de investimento, sendo o operacional de particular relevância para a sustentabilidade do negócio.

Para evitar surpresas desagradáveis, como a experiência de encerrar um ano sem liquidez apesar de um lucro teórico, recomenda-se o acompanhamento regular do fluxo de caixa. Esta prática permite uma visão clara da realidade financeira da empresa, diferenciando os tipos de fluxo de caixa e sublinhando a importância de um fluxo de caixa operacional positivo para o sucesso empresarial.